O tratamento com Canabidiol tem se mostrado eficaz na melhoria da qualidade de vida de pacientes com diversas condições, como epilepsia e doenças crônicas, por exemplo.
No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades em obter a cobertura desse tratamento através dos planos de saúde.
Nosso escritório de advogados Barp Hoff Costa tem ajudado diversos pacientes a garantir o acesso a esse tratamento, por meio de ações judiciais.
Estamos aqui para lutar pelos seus direitos e assegurar o tratamento adequado para você ou sua família!
O que é Canabiodiol e para que serve?
O Canabidiol (CBD) é um composto químico extraído da planta de cannabis, mas ao contrário do tetraidrocanabinol (THC), não causa efeitos psicoativos.
O CBD é utilizado para tratar uma variedade de condições médicas, como epilepsia, ansiedade, dor crônica, distúrbios do sono, entre outras.
De modo geral, a substância age interagindo com o corpo, ajudando a regular funções, como dor, humor e inflamação, por exemplo.
Além disso, estudos também indicam seu potencial no tratamento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
O uso de Canabidiol é aprovado em vários países, inclusive no Brasil, para fins terapêuticos, com dosagens e indicações específicas.
Quais doenças podem ser tratadas com o Canabidiol?
O tratamento com o Canabidiol é utilizado para tratar diversas doenças, mesmo aquelas que não aparecem no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar).
Veja algumas doenças que podem ser tratadas com a substância:
- Esclerose múltipla
- Doença de Parkinson
- Alzheimer
- Dores crônicas e cuidados paliativos
Mais uma vez: a lista de doenças que podem ser tratadas com o uso do Canabidiol é extensa, e não se limita a lista da ANS.
Como conseguir medicamentos à base de Canabidiol?
Para acessar tratamentos com a cannabis, você ou alguém que conhece vai precisar de um laudo médico detalhado.
Basicamente, este documento deve justificar a necessidade e a especificidade do tratamento, incluindo o CID (código da doença que os médicos usam) da condição tratada.
Na verdade, este laudo reforça a necessidade de o paciente ao acesso ao medicamento como forma de tratamento complementar à doença a ser tratada.
Documentos necessários para conseguir o Canabidiol pelo SUS ou plano de saúde
Aqui listamos os documentos necessários para ter acesso ao tratamento com Canabidiol:
- Prescrição e relatório médico
- Cadastro e autorização pela ANVISA
- Diretrizes para importação do medicamento
Porém, a triste notícia é a seguinte:
Mesmo com todos os documentos em mãos o paciente pode receber uma negativa do SUS ou do seu plano de saúde. Eles inventam várias desculpas por se tratar de um tratamento caro!
Conclusão
Por fim, a cannabis medicinal oferece uma nova esperança para pacientes com doenças crônicas, melhorando significativamente a qualidade de vida.
Sendo assim, é essencial que os pacientes sigam os procedimentos legais e busquem orientação médica e jurídica adequada para acessar tratamento à base de Canabidiol.
Se você ou alguém que conhece está lutando para acessar tratamentos de cannabis medicinal, entre em contato com um advogado especializado em Direito da Saúde e tenha o suporte que precisa.
Outros assuntos que possam lhe interessar:
>>> Negativa de Plano de Saúde para Tratamento de Câncer de Mama: o que fazer?
>>> Doenças Autoimunes: O Plano de Saúde e o SUS Cobre?
>>> Tratamento de Atrofia Muscular Espinhal: Receba o Remédio Mais Caro do Mundo!
>>> Cobertura de Medicamentos de Alto Custo pelo Plano de Saúde? Como garantir?